Search results
O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.
- Pretérito Imperfeito Do Indicativo
Frases com verbos no pretérito imperfeito do indicativo. Eu...
- Futuro Do Pretérito Do Indicativo
O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que...
- Futuro Do Presente Do Indicativo
O futuro do presente do indicativo se refere a um fato que...
- Pretérito Imperfeito Do Subjuntivo
O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na...
- Futuro do Subjuntivo
O futuro do subjuntivo indica uma ação que ainda não...
- Infinitivo Pessoal
O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que houver um...
- Pretérito Imperfeito Do Indicativo
Presente de Indicativo (Verbos Regulares e Irregulares) en Portugués. Para conjugar los verbos regulares en presente de indicativo debemos sustituir las terminaciones "ar", "er" e "ir" por las sugeridas en la siguiente tabla.
O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito.
4 kwi 2022 · In this lesson, we’re looking at the Present Tense in Portuguese. It’s called Presente do Indicativo. This tense is used for: Anything factual (My name is…./she has a new car. /They don’t like octopus/the weather is bad today) Describing habitual actions.
O mais rápido e completo conjugador de verbos portugueses. Inclui marcação das formas irregulares e controversas.
28 kwi 2017 · 1- Indica uma ação habitual. Ex: Todos os dias, eu corrona praia. 2- Indica um fato que se realiza no momento. Ex: Eu entendo isto. 3- Indica uma verdade indiscutível. Ex: Dois mais dois são quatro. 4- Indica uma ação futura. Ex: Amanhã, tenho aula de dança. 5- Indica uma ação constante. Ex: Joana tocaviolão.
19 maj 2024 · O presente do indicativo é um dos tempos verbais mais utilizados na língua portuguesa. Ele é empregado para expressar ações habituais, ações que estão ocorrendo no momento em que se fala, verdades universais, características permanentes e ações futuras próximas.