Search results
O humanismo foi um movimento filosófico e cultural que surgiu na Europa durante o século XIV. Foi inspirado pela cultura e filosofia greco-romana, priorizou a razão sobre a fé e se interessou pelo conceito do ser humano como centro do universo.
O Humanismo foi um movimento filosófico e literário que ocorreu nos séculos XIV e XV, na Península Itálica. Inicialmente, o termo era empregado para designar os estudos de humanidades, ou seja: literatura clássica, história, dialética, retórica, aritmética, filosofia natural e línguas modernas.
No final do século XVI, o humanismo renascentista foi transformado e diversificado à mercê das mudanças causadas pela evolução social e ideológica na Europa, e o colidir das Reformas Protestante e calvinista com a Contrarreforma católica.
O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico. Na...
4 lis 2020 · O Humanismo Renascentista foi um movimento intelectual caracterizado pelo interesse renovado no mundo clássico e em estudos que se concentravam não em temas religiosos, mas naquilo que define o ser humano. Suas origens remontam à Itália do século XIV e a autores como Petrarca (1304-1374), que buscava manuscritos antigos "perdidos".
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV, com o Renascimento. Foi difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média.
No contexto da história da filosofia, o humanismo é uma corrente de pensamento que valoriza a dignidade e a liberdade do ser humano, colocando-o como o centro de suas reflexões. Dentre os principais representantes do humanismo ao longo da história, destacam-se nomes como Erasmo de Roterdã, Montaigne e Rousseau.