Search results
4 lis 2021 · A Educação Permanente em Saúde (EPS) afirma-se como uma importante estratégia para mudança de práticas e realidades no trabalho em saúde. Fundamenta-se principalmente no desenvolvimento de ...
No presente ensaio, compartilharemos reflexões sobre a EPS, apontando provocações com o intuito de alimentar o debate e o pensamento autoavaliativo dos protagonistas dos movimentos e das práticas de EPS em todo o país ante os exigentes desafios da próxima década.
A EPS atua na promoção de experiências sociais e de processos de ensino e de aprendizagem direcionados à constituição da saúde como direito e ao desenvolvimento do protagonismo das pessoas na busca pelo bem viver e pelo enfrentamento crítico às determinações sociais da saúde e do viver.
Resumos. Empenhando-se em abordar a Educação Popular em Saúde (EPS) como ponte universidade-sistema de saúde, este artigo objetiva relatar experiências de extensão universitária realizadas no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) para a contribuição no enfrentamento à pandemia do Covid-19.
educativo e na compreensão do papel da saúde em diferentes con-textos e territórios. Pretende-se lograr a mobilização participativa e compartilhada de estratégias de apreensão crítica da realidade e enfrentamento de suas situações-limites. O campo da EPS foi construído historicamente em um processo
Buscaram-se textos publicados em português, inglês e espanhol sobre a EPS na APS no Brasil, entre 2007 e 2017, que abordassem o conceito de EPS, iniciativas desenvolvidas na APS e/ou a percepção sobre mudanças na prática profissional. Foram selecionados 27 estudos.
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) transcende a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, forjada com princípios e características próprias para atender a necessidade de qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.