Search results
No âmbito da América Latina e Brasil, no final dos anos 1970 a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) adota e propaga a educação permanente como um novo modelo de educação continuada (EC)3 e tal concepção passa a ser uma aposta para qualificação dos trabalhadores da área da saúde.
4 lis 2021 · A Educação Permanente em Saúde (EPS) afirma-se como uma importante estratégia para mudança de práticas e realidades no trabalho em saúde. Fundamenta-se principalmente no desenvolvimento de ...
A ação transformadora nas práticas cotidianas das pessoas e dos processos sociais – na perspectiva de construção de uma sociedade liberta de todas as formas de opressão, dominação, exploração, discriminação e violência – é um desafio ético-político e pedagógico presente nas ações de EPS.
Com base no processo de institucionalização da EPS no Ministério da Saúde são apontadas condições de viabilidade da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), formulada em interlocução com movimentos populares, a partir de duas questões: Quais os reflexos desse processo na construção de políticas de saúde?
O texto construído por José Ivo Pedrosa é corajoso em tentar - por um olhar de dentro do campo da Educação Popular e Saúde (EPS) como sujeito ativo na sua construção - enfrentar os limites presentes na EPS.
Resumo. O objetivo do estudo foi analisar a concepção e os fundamentos da Educação Permanente em Saúde (EPS) constante da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no Brasil. A metodologia baseou-se na análise de documentos do Ministério da Saúde e de artigos científicos relacionados.
No presente ensaio, compartilharemos reflexões sobre a EPS, apontando provocações com o intuito de alimentar o debate e o pensamento autoavaliativo dos protagonistas dos movimentos e das práticas de EPS em todo o país ante os exigentes desafios da próxima década.