Search results
26 cze 2019 · O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.
2 kwi 2024 · O Humanismo na literatura foi o movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Melhor dizendo, foi a transição entre o Trovadorismo e o Classicismo. O período valorizou a cultura greco-latina e os ideais que exaltavam o ser humano.
Iniciaremos este roteiro de estudos verificando o que é Humanismo e o seu contexto histórico. Na sequência, trataremos das características, das produções literárias e dos principais autores do Humanismo. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o tema. O que é Humanismo? Contexto histórico; Características do Humanismo;
O Humanismo foi um movimento intelectual e cultural do Renascimento que enfatizou o valor e a dignidade do ser humano, promovendo o estudo das artes, literatura e ciências clássicas como meio de entender e melhorar a condição humana.
O Humanismo foi um movimento filosófico e literário que ocorreu nos séculos XIV e XV, na Península Itálica. Inicialmente, o termo era empregado para designar os estudos de humanidades, ou seja: literatura clássica, história, dialética, retórica, aritmética, filosofia natural e línguas modernas.
O que foi o humanismo? O humanismo é a nova forma de pensar que dominou o mundo na transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. O controle religioso e a desinformação entram em decadência, cedendo lugar para a racionalidade humana.
O humanismo é uma corrente filosófica e cultural que se desenvolveu durante o Renascimento, a partir do século XIV, na Europa. Caracterizado por uma valorização do ser humano, do seu potencial, da liberdade e da razão, o humanismo representou uma verdadeira revolução no pensamento da época.