Search results
A seguir, vamos explorar as origens da bomba atômica, o Projeto Manhattan, o papel de Julius Robert Oppenheimer, o teste Trinity e os ataques às cidades de Hiroshima e Nagasaki, bem como a evolução subsequente da tecnologia nuclear e a presença das armas nucleares na atualidade.
Os bombardeamentos atômicos (português brasileiro) ou atómicos (português europeu) das cidades de Hiroshima e Nagasaki [a] foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.
PASSADOS DOIS MINUTOS após as 11 horas da manhã do dia 9 de agosto de 1945, uma bomba atômica explodiu sobre a cidade japonesa de Nagasaki. Naquele momento, Kazumi Yamada, um menino de 12 anos, havia finalizado seu dia de trabalho como entregador de jornais e voltava para casa.
Origem e história da bomba atômica. A criação da bomba atômica foi um feito de um contexto em que a Física e a Química avançavam rapidamente. O cenário da Segunda Guerra Mundial acelerou os avanços científicos que permitiram a criação desse tipo de bomba.
Uma nuvem em forma de cogumelo se ergueu sobre Nagasaki após a detonação de uma bomba atômica em 1945. Albert Einstein lutou contra seu papel na criação da bomba e a devastação causada pelo bombardeio de Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
26 lip 2023 · O teste do primeiro protótipo de uma bomba nuclear gerou uma nuvem de substâncias tóxicas que se instalou no entorno do local da explosão.