Search results
24 wrz 2024 · O objetivo deste artigo é analisar, historicamente, o surgimento do poder aéreo, tendo em vista seus efeitos nas duas grandes guerras do século XX (1914-18; 1939-45).
Com a extinção da Aviação Naval em 1941, a Marinha participou da Segunda Guerra Mundial sem o seu componente aéreo orgânico, componente esse que se mostrou indispensável para a condução das operações de guerra no mar, como a história daquele conflito tão bem demonstrou.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar, historicamente, o surgimento do poder aéreo, tendo em vista seus efeitos nas duas grandes guerras do século XX (1914-18; 1939-45).
Teoria e Doutrina são conceitos diferentes. A doutrina é um guia das melhores práticas que direcionam as ações do poder aéreo, sem serem impositivas, mas referenciais. A doutrina decorre da experiência acumulada por uma instituição (ou da observação da experiência acumulada de outras nações)
De uma forma geral, suas proposições convergiam para os seguintes pontos: o poder aéreo era a chave para a vitória na guerra; a Força Aérea deveria ser independente e não como uma força auxiliar do Exército e da Marinha; e a Força Aérea precisaria ser dotada de meios adequados para realizar ataques estratégicos ao território inimigo, com a final...
“O Poder Aeroespacial consiste na projeção da parcela do Poder Nacional que resulta da integração dos recursos de que a Nação dispõe para a utilização do espaço aéreo e do espaço exterior, quer como instrumento de ação política e militar quer como fator de desenvolvimento econômico e social, visando conquistar e manter os objetivos nacionais.”
20 lis 2023 · El Control de Aire ha demostrado seguir siendo una de las principales contribuciones del Poder Aéreo al éxito de las operaciones militares y navales, lo que ratifica la importancia de que el primer esfuerzo deba ser orientado a obtener un grado mínimo aceptable de control del aire.