Search results
Sobre os fundamentos da Epidemiologia enquanto ramo da ciência médica integrados numa Abordagem epidemiológica aos problemas da saúde e da doença. Conhecer os princípios básicos e metodológicos de investigação em epidemiologia com aplicação à saúde pública e à prática clínica. 1.
A unidade curricular tem como objetivo primário estudar e analisar os determinantes da saúde das populações. São objetivos específicos: - Sensibilizar os alunos para os problemas sanitários das populações. - Compreender quais os fatores condicionantes da saúde, sejam eles biológicos, económicos ou sociopolíticos.
A unidade curricular tem como objectivo primário estudar e analisar os determinantes da saúde das populações com vista a delinear estratégias e implementar programas que possam promover a saúde comunitária e prevenir a doença através de acções ao nível da medicina preventiva, da educação para a saúde, do controlo de doenças ...
- Saber quais os principais problemas de saúde pública a nível nacional e mundial - Descrever as variações temporais e regionais - Conhecer, identificar e explicar os principais factores subjacentes aos principais problemas de saúde pública.
Conhecer os determinantes que influenciam a situação de saúde/doença, as necessidades de saúde da população e a prestação de cuidados. Aprender metodologias que permitam caracterizar os fenómenos de saúde e doença na população e sua quantificação.
§ Adquirir noções básicas de Saúde Pública, Epidemiologia, Bioestatística, Promoção da Saúde e Administração de Saúde. § Identificar e caracterizar problemas relevantes em Saúde Pública em Portugal § Reconhecer e hierarquizar as necessidades de saúde de indivíduos, grupos e comunidades.
Para tal precisam de desenvolver uma capacidade de análise e compreensão dos limites da inteligência artificial em medicina. Esta unidade curricular fará uma introdução a esta questão e pretende alertar os futuros médicos para as implicações da IA em medicina.